Decorreu hoje dia 3 de Outubro o debate entre os candidatos à presidência da Câmara Municipal.
Foi com enorme tristeza que observei atentamente todo o desenrolar do debate.
Quero dar aqui os PARABÉNS ao jornalista Amadeu Araújo, pois conseguiu moderar o debate com categoria e profissionalismo, nomeadamente em relação ao comportamento do Sr. Avantino.
À chegada ao auditório, consegui reparar em pormenores que só depois consegui entender lá dentro no próprio debate.
Reparei que o Sr. Morgado já tinha à sua volta umas 30 pessoas, entre os quais consegui reparar, em duas grandes famílias, aquela família que lhe prometeu os "seguros"e os "baldios" e a outra família que lhe prometeu o "gasóleo".
Não vamos falar de nomes, mas se a parte dos seguros e dos baldios todos sabemos o que se passava à 10 anos atrás, já do gasóleo, durante o debate consegui perfeitamente entender o que se passou. Com que então gasóleo adulterado?! hein! Fez muito bem ter-lhe retirado o abastecimento de gasóleo dessa família, apesar de ter perdido votos.
Eu encaixei as coisas e percebi o porque de aquelas 2 famílias estarem ali a apoiar o Morgado.
Objectivo -> Mandar vir
Contudo, cada candidato tinha ali à sua volta 30 pessoas (mais ou menos) e deu-se inicio ao debate. Se assim o podemos chamar.
Começando o debate, deparei-me com a intenção do jornalista Amadeu Araújo, dizer que se todos os partidos concordassem, iria ser feita no final uma "sondagem".
Fiquei preocupado com isto, pois não sabia de nada. Mas sabia umas coisas.
Sabia que cada partido tinha mais ou menos 30 pessoas com eles, portanto o resultado era previsel (empate), sabia também que o Concelho de Vila Nova de Paiva não se resume aquelas 100 pessoas que estiveram no auditório, e estava curioso de saber qual era a empresa responsável pelas sondagens. Sim porque as sondagens têm de ser feitas por empresas credenciadas.
Ia-se fazer uma sondagem a partir de principios errados e cheia de condicionalismos.
Ao partido que teve esta "ideia" apraz-me dizer, tenha cuidado que as pessoas não são parvas!
O debate la comecou.
Com regras que não entendi muito bem, pois o Morgado falava 3 minutos, o Avantino falava 3 minutos e depois o Custódio tinha de responder em 4 minutos.
Bem no mínimo foi injusto.
Quanto ao debate em si, a meu ver, não devia ser permitidas palmas, nem bocas, nem barulho.
Eu, pessoalmente, estava ali para os ouvir e para ouvir os seus programas eleitoriais, coisa que me pareceu que muita gente não estava interessada, mas sim só em chocalhar.
Existe um ditado, que é: Mulher chocalhada não é honrada.
E foi com tristeza que vi conjuntos de pessoas, uns miudos, mas a esses, pronto, ainda compreendemos pois são mandados pelos pais, mas outros, já adultos que não fizeram mais nada senão chocalhar.
Felizmente, no Concelho, a maior parte da população sabe estar, sabe ouvir, sabe falar no momento que tem de falar.
No debate, conjuntos de pessoas, do PS e do CDS não respeitaram ninguém, nem sequer aqueles que para lá foram apenas para os ouvir.
Mas as atitudes ficam com quem as pratica.
Falando agora um pouco da estratégia de cada candidato.
Manuel Custódio
Defendeu-se e bem de todos os ataques pessoais a que foi feito, pareceu-me no inicio um pouco nervoso, mas com o desenrolar do tempo foi ganhando confiança e conseguiu responder com educação, com atitude, com diginidade, a todas as provocações.
Percebi que quer a continuidade das obras (Campo e Praia) e fazer mais algumas, a Feira, o Mercado, o Parque Infantil o Centro Educativo, etc.
Defendeu bem os assuntos com Leis.
José Morgado
Encolheu-se um pouco, foi esperto, deixou o Avantino fazer o jogo sujo para tentar ficar com os louros. Mas ficou-se por aí.
Não o vi a discurdar do Avantino. Não percebi as propostas. Fiquei a pensar se ele e o Avantino têm os mesmos programas eleitorais. Não o vi a discurdar com o Avantino. (o que é PREOCUPANTE)
Não apresentou, durante 4 anos soluções para os actuais problemas, e hoje, mais uma vez só soube dizer que se ia estudar o assunto.
Fiquei preocupado quando em relação á questão da feira, disse que: "cabia lá tudo".
Fracos argumentos, mas ao menos teve a dignidade de não fazer o jogo do CDS.
Avantino Beleza
Bem, adjectivar este homem é complicado, talvez seja uma questão médica, não sei, mas penso que todos, mesmo todos, conseguimos ver o que se passou, os que não viram, devem ser como ele.
Uma política baixa, sem escrúpulos, á base da ofensa, e do ataque pessoal.
Preocupa-me ouvir pessoas assim, uma falta de educação incrível!
Este homem, a falar para certas pessoas que eu conheço, consegue fazer "salta a tampa" a qualquer um e no final ouvi muita gente a dizer que essas pessoas não se conseguiam controlar como o presidente se controlou.
O mal-dizer, a ofensa, a postura ridicula e a falta de educação são um MUITO MAU exemplo para a juventude deste concelho.
De lamentar.
Jornalista Amadeu Araújo
Um obrigado e os meus parabéns por ter conseguido moderar o debate. Que não foi fácil.
Por fim quero dizer aqui duas situações que ao menos me fizeram rir.
A primeira, quando o Avantino se vira para o Custódio e diz que ele era muito cruel, que não tinha pena dele por ter faltado, ... de repente o Custódio tira um lenço e dá-lho!
Foi de rir e chorar por mais.
A segunda foi quando o Amadeu Araujo diz ao Avantino: " sr avantino voce só está aqui para ajabardar o debate, mas não vai conseguir pois somos pessoas educadas"
Esta foi a frase do dia!
Para finalizar quero resumir os participantes do debate com uma frase.
Morgado - De facto, não estava dentro de nenhum assunto
Custódio - Algum nervosismo inicial e capacidade de " tolerancia "
Avantino - O grande Jabardo
Amadeu Araújo - O gajo com eles no lugar, foi um moderador profissional.
Espero, para acabar, que os próximos debates não tenham a presença do sr. Avantino.
Cump. a todos e viva o PSD. :D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarConseguiu descrever com clareza o que se viu e ouviu ontem, por isso lhe dou os parabéns.
ResponderEliminarÉ um bom analista e conseguiu com o seu texto dizer, com verdade, as atitudes e posturas de todos os intervenientes.
Espero que todos os munícipes tenham a oportunidade de o ler. Felicito-o.
PS. O impropério final, por parte de um assistente, a que não se referiu, (mas com piada), se não fosse no local e por quem foi, assentaria na perfeição ao senhor que não desejamos ver em mais nenhum debate.
Depois de tanto discurdar... aconselho um DISCORDAR!!!
ResponderEliminarTem toda a razão caro anónimo de 8-10, 15:03
ResponderEliminarSó o que há a apontar á análise feita no "post"
Parabéns para si também!